Bujinkan para Crianças

Crianças de qualquer idade e sexo podem participar dos treinos da Bujinkan sob a supervisão de um instrutor qualificado (shidoshi-ho ou superior) e respeitando programa de treinamento próprio para sua idade e condições físicas.

A necessidade de um instrutor qualificado (shidoshi-ho ou superior) deve-se ao fato que as técnicas treinadas podem ser perigosas sem a observação atenta de um bom instrutor.

Não há um consenso sobre a idade ideal para iniciar os treinamentos. Como cada criança se desenvolve em ritmo diferente cabe ao instrutor decidir se a criança está apta ou não a iniciar o treinamento baseando-se principalmente na capacidade de coordenação motora da criança, tão necessária para a execução dos movimentos praticados. Em geral, a maioria das crianças adquire coordenação motora suficiente para iniciar os treinamentos a partir dos nove anos de idade (mas, como ressaltamos, essa idade pode variar para mais ou para menos em cada criança).

No entanto, caso os pais desejem iniciar seus filhos no Budo Taijutsu mais cedo poderão fazê-lo a nível de atividade recreativa sem a preocupação com exames ou cronogramas, desde que o Dojo possua uma turma específica para os menores.

Alguns Dojo mantém horários próprios para crianças, no entanto em locais onde não existem turmas próprias para os menores, estes poderão treinar nas classes normais sem problemas, visto que o Budo Taijutsu não é baseado em força física.

Há um sistema específico de treinamento e graduação para crianças. [sistema de graduação]

PEQUENO APRENDIZ NINJA EM SEIZA NO KAMAE

PEQUENA APRENDIZ NINJA EM ICHIMONJI NO KAMAE

PEQUENO APRENDIZ NINJA EM FUDOZA NO KAMAE

PEQUENA APRENDIZ NINJA EM KIZAME JUMONJI NO KAMAE

PEQUENO APRENDIZ NINJA EM SHIZEN NO KAMAE

PEQUENA APRENDIZ NINJA EM ICHO NO KAMAE

PEQUENO APRENDIZ NINJA EM HIRA ICHIMONJI NO KAMAE